Borrachas para Desenho
- Ingrid Fornazari
- 9 de set.
- 8 min de leitura
Atualizado: 12 de set.
Quando você vai a uma papelaria ou loja de materiais artísticos, se depara com um infinidade de tipos de borracha de diferentes marcas. Mas qual é a borracha para desenho ideal?
Nesse artigo vou discutir as borrachas que uso para desenho e que você pode encontrar com facilidade em papelarias ou pela internet, vou apresentar os prós e contras de cada uma e pontuar as experiências que tive com cada uma delas.

Introdução
Quando eu comecei a desenhar eu não dei muita importância para a borracha, mas com o tempo percebi que borrachas não servem só para apagar erros, elas são usadas para construir detalhes, realçar luzes e até algumas técnicas para desenhar, como no caso do carvão onde você escurece toda a folha com ele e faz seus desenhos usando a borracha.
Entender a versatilidade desse material e seus diferente usos no processo artístico mudou a minha visão das borrachas. E por isso resolvi fazer esse artigo contando sobre as diferentes borrachas que eu já usei durante esses anos de desenho realista.
O objetivo desse post é mostrar a você que existem diferentes tipos de borrachas pontuar as diferenças e contar um pouco da minha experiência com elas. Minha intenção é que você tenha uma visão geral das diferentes borrachas e seus usos e que consiga escolher as borrachas que melhor se adequam as suas necessidades.
Preciso ressaltar no entanto que esse é um ponto de vista bem pessoal e não tem pretensão de ser técnico. Então sem mais demoras, vamos as borrachas!
Mercur 60
Eu sei que isso vai soar meio estranho, mas essa é de longe a minha favorita.
Eu comecei a usar essa borracha porque eu queria apagar detalhes e eu não tinha a Tombow na época então alguém me sugeriu cortar a borracha para apagar os detalhes, e eu pensei já que é pra cortar vou comprar uma borracha baratinha, e essa foi a mais barata que eu achei. Aí comecei a usar e gostei tanto que uso até hoje.

Eu uso essa borracha para apagar grafite na maioria das vezes, tanto em esboços quanto no desenho mesmo. Também uso para apagar pequenos erros de lápis de cor nas camadas iniciais , quando o colorido está bem claro ainda, ou quando tem algum risco fora das bordas.
Porque não comprar das maiores? Porque as borrachas maiores vão demorar muito tempo para acabar e vão ressecar e quando isso acontece, elas já não apagam tão bem.
Prós: barata, macia, precisa apagar muuuito pra danificar o papel.
É uma borracha escolar, baratinha, custa menos de um real aqui onde eu moro.
Contras: solta farelo de monte. Pra mim isso não é um problema eu só limpo com um pincel e continuo desenhando.
Observação: Se usar para apagar carvão ela suja e tem que limpar a borracha.
Caneta Borracha 6,6mm
Essa foi minha favorita durantes anos. É a borracha que eu sempre carrego no estojo e que eu uso com frequência para fazer esboços ou quando faço estudos no meu sketchbook.

Prós: dura pra caramba, quando eu comprei a minha, usava todo o dia e ela durou uns 3 anos, então embora ela não seja das mais baratas, compensa poque dura muito.
Você pode comprar refil para ela quando acabar, essa minha está no segundo refil.
Não solta tanto farelo quanto a Mercur 60.
Contras: o custo inicial da caneta borracha é um pouco mais de 10 reais(pesquisei na internet), não são todas as papelarias que vendem o refil, porém é fácil de encontrar pela internet. Não sei se isso foi um problema pontual com os refis que eu comprei mas eles não são tão macios quanto o original que vem com ela quando você compra a primeira vez. Mas é possível usar sem problemas.
Tombow mono zero
É uma borracha bem fininha, boa pra detalhes e apagar com precisão. Aliás no site da marca diz que é uma borracha de alta precisão. Para apagar aqueles cantinhos, fazer detalhes pequenos. Tem essa versão redondinha de 2,3mm que é a que eu uso, e tem uma versão retangular de 2,5 mm x 5mm.

Uso tanto com lápis de cor como grafite, para fazer detalhes finos como por exemplo bigodes de gato, fios soltos de cabelo. E para apagar pequenos erros, ou aqueles cantinhos bem pequenos. Não costumo usar essa borracha nos meus esboços, deixo só para os trabalhos.
Prós: alta precisão para apagar.
Não solta farelos.
Tem refil para comprar.
Dura bastante, uso em todos os meus trabalhos há 3 anos e ainda estou com a borracha original, não precisei usar o refil.
Contras: tem que limpar sempre durante o uso, principalmente com grafite e carvão. Isso porque ela suja muito fácil e se não limpar ela borra.
Talvez você não ache o fato de ter que ficar limpando a borracha um contra, mas para mim é, porque eu costumo esquecer da vida quando estou desenhando e acabo não limpando a borracha e borrando o desenho.
Custo é uma borracha cara, não vou mentir, mas se pesquisar na internet de vez em quando tem umas promoções, foi assim que comprei a minha.
Observação: Não é um item essencial e eu me virei muito bem sem ela por anos, mas é uma mão na roda e facilita muito o processo.
Outra coisa que eu acho que devo mencionar aqui é que ela não apaga lápis de cor de primeira. Eu sei que a gente vê uns vídeos onde a pessoa passa a borracha uma vez e fica quase branco, mas acho que isso é truque de edição de vídeo.
Porque pelos testes que fiz, tanto com lápis de cor profissional quanto lápis de cor escolar, ela clareia um pouco a camada de lápis de cor a cada passada, então para apagar uma área com bastante camadas de lápis de cor você precisa passar várias vezes a borracha no local.
Borracha elétrica
Existem vários tipos de borracha elétrica no mercado, eu tinha visto algumas em lojas de material artístico mas fiquei meio assim de comprar. Até que vi um desenhista amigo meu usando, e achei legal. Mas eu ainda estava meio assim de comprar, um dia eu estava fuçando na Dayso® e achei essa borracha elétrica por 5 reais (na época). Um achado!! Sendo que uma borracha elétrica artística custava mais de 100 reais. Já tenho ela faz uns 7 anos, e é a única marca que usei.

Existem várias marcas no mercado, inclusive as próprias para desenho são mais ergonômicas.
É uma borracha para detalhes, não recomendo para apagar grandes áreas. Uso para lápis de cor na maioria das vezes, para fazer detalhes, como bolinhas, traços, fios de pelo e cabelo.
Prós: ela apaga muito, inclusive lápis de cor, você consegue retirar a maioria do pigmento com ela.
Vem com pontas de borracha extras e você pode comprar refil.
Contras: esse modelo em particular como não é um material artístico e por isso não é muito ergonômico. Confesso que é meio chatinha de segurar, mas cumpre o papel muito bem.
Pode danificar o papel se não tomar cuidado. De todas as borrachas essa é a que mais tem propensão de danificar o papel.
A ponta de borracha gasta rápido, porém tem pontas avulsas para comprar e não são caras (pelo menos para o modelo que eu tenho), além disso geralmente elas já vem com pontas extras.
Observação: a minha é a base de pilhas, então tenho que comprar pilhas para trocar, não sei se existe algum modelo com bateria que carrega por USB, mas talvez seja interessante se houver.
Pesquisei esse modelo igual ao meu pela internet e vi que tem para vender em outras lojas, além de onde comprei a minha, mas o preço dela subiu bastante de quando comprei, na data da publicação desse artigo estava em torno de 30 reais.
Staedtler Mars plastic
A característica principal dessa borracha é que não tem ftalato e látex e, por isso ela gera o mínimo de resíduos ao apagar.
Eu comprei essa borracha há bastante tempo, logo depois que eu comecei a desenhar, foi recomendação do curso de desenho que eu fazia na época.
Meu marido que é desenhista técnico adora essa borracha. Só que eu acabei não usando muito essa borracha por um detalhe:
você tem que ficar limpando toda vez que usa. O que eu acabo esquecendo e borro o desenho.

O problema de borrar o desenho com a sujeira da borracha é que, ou você não consegue apagar mais; ou até apaga mas a textura do papel fica estranha e qualquer coisa que você passar em cima daquele pedaço vai ficar manchado ou com aspecto de borrado.
Tem muitos desenhistas que só usam essa borracha e funciona muito bem pra eles, pra mim que sou meio desligada não funciona.
Prós: solta poucos resíduos.
Não danifica o papel ao apagar.
Dura bastante.
É feita com material premium (segundo o fabricante).
Contra: tem que limpar a toda hora se não mancha o papel.
Borracha artística maleável
A melhor borracha maleável que eu usei foi um da Pelikan, antigo limpa tipos da época da máquina de escrever, tinham alguns aqui em casa e eles não perdem a validade. Mas infelizmente acabaram e como na época eu não encontrava mais dessa marca para comprar acabei testando várias marcas e o que me adaptei melhor foi o da Faber Castell.

Essa borracha tem vários nomes como: borracha artística, limpa tipos, goma pão, borracha maleável; e eu não achei nenhum consenso entre os uso dos nomes. Eu costumo chamar de borracha artística maleável, mas vamos decidir juntos, escreva nos comentários qual o nome que você prefere.
Eu uso muito essa borracha, com todos os materiais (grafite, lápis de cor e carvão), uso para clarear áreas, para apagar erros. Em lápis de cor ela é muito útil para remover as camadas superficiais e realçar áreas de luz e detalhes.
Pros: durabilidade, capacidade de suavizar o traço sem apagar completamente, não danifica o papel. Se bem conservada dura mais de ano.
Contra: Custo. Custa o preço em torno de $10,00 reais, mais ou menos. O que pode ser limitante para alguns.
Ele não é um dos mais baratos da categoria, vem uma quantidade razoável, e dura bastante. Esse eu estou usando para grafite lápis de cor e carvão e já tem dois anos de uso.
Uma vez li um review dessa borracha que dizia que tinha um cheiro ruim, eu nunca percebi. Tem cheiro de limpa tipos, que é bem parecido com cheiro de borracha, não é perfumado né!? Mas eu presumo que se você está lendo aqui no blog é porque você quer fazer o uso recomendado é no papel e não no nariz, então...sei lá né, tem gente pra tudo...
Lápis borracha
Eu usava esses lápis borracha na época da escola, depois nunca mais usei. Há uns tempos atrás eu vi que alguns desenhistas usavam o lápis borracha para apagar lápis de cor e grafite. Eu resolvi comprar e testar, mas não funcionou muito bem. Ou não apaga ou danifica o papel não consegui um meio termo. E acabei deixando de lado.

A minha percepção é que eles estão diferentes da época que eu usava, isso é claro, é apenas a minha experiência, como disse antes tem desenhistas que usam o lápis borracha e tem sucesso. Talvez seja de outra marca, (embora eu tenha visto apenas uma única marca nas papelarias daqui) talvez tenha alguma técnica para usar que eu desconheço.
Prós: precisão para apagar, já que você consegue apontar e deixar a ponta fina.
Boa para detalhes e pequenas áreas
Contras: estraga o papel com facilidade.
Considerações Finais
Bom e agora você deve estar se perguntando qual e a melhor? Qual eu devo escolher?
E eu não tenho uma resposta pronta para você. As minhas favoritas que eu uso todos os dias são a Borracha artística maleável, a Mercur 60 e a Tombow monozero 2,3 mm. E uso a elétrica quando eu preciso consertar alguns erros mais gritantes ou quando eu quero fazer detalhes que não consigo com as outras borrachas.
Conheço desenhistas extraordinários que não usam borracha maleável por exemplo. Outros não gostam da Tombow. No fim, como todo o material artístico, tem que se adaptar ao seu processo e ao seu bolso.
Como vocês viram, cada borracha tem seus pontos fortes e fracos, e o que funciona para mim pode não funcionar para você. O importante é testar, experimentar e encontrar a ferramenta que mais se adapta ao seu jeito de desenhar.
A minha jornada com as borrachas me ensinou que, no fim das contas, a melhor ferramenta é aquela que te ajuda a criar com mais liberdade e menos frustração. E agora, quero saber de vocês: qual é a sua borracha favorita? Compartilhe nos comentários!
Comentários