Desenho Botânico Estrelitzia
- Ingrid Fornazari
- 21 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2024
Que tal fazer esse desenho botânico comigo?
Dessa vez escolhi um papel preto para fazer o desenho. Esse papel é um bom exercício para combinação de cores, já que elas vão se comportar diferente pela sobreposição a cor preta.

Para destacar no papel preto optei pela estrelitzia, também chamada de ave do paraíso, ou flor da rainha, já que o nome científico: Strelitzia reginae foi dado em homenagem a rainha Sofia Carlota esposa de Jorge III do Reino Unido.
O esboço
Como sempre comecei fazendo o esboço numa folha de sulfite, usando o método do grid, tem artigo ensinando a usar esse método.
Passando o desenho para a folha
Depois do esboço pronto, passei para a folha de desenho. Usei papel Canson Mi-Teintes preto. E aqui temos o primeiro ponto de atenção quando se trabalha com papel preto, porque o método de decalque com lápis grafite não funciona bem aqui, e também não dá para usar a janela ou mesa de luz.
E o que fazer então?
Para passar o desenho para uma folha preta, eu testei várias coisas e cheguei a 3 alternativas:
Usar um giz pastel no verso do esboço e decalcar na folha preta.
Usar lápis carvão branco no lugar do giz pastel
Ou usar carbono branco, aqueles de passar risco no tecido.
Dos três o carbono é o meu preferido. Os outros funcionam bem mas, se você passar muito a folha de apoio por cima o giz e o carvão vão desbotando e podem sumir enquanto você pinta o desenho.
Já o carbono não some, mas precisa ter um pouco de cuidado na hora de passar o desenho para não ficar com manchas. Se você apoiar a mão ou arrastar a mão sobre o carbono, poderá criar manchas brancas no papel preto.
Pintando o desenho
Para pintar o desenho usei lápis da Supersoft e da linha escolar comum da Faber Castell (o da caixa vermelha). Mas pode adaptar as cores para os lápis que você tem, basta escolher o tom mais próximo do que você vê no meu desenho.
Para sua pintura ficar boa e uniforme, trabalhe em camadas, usando a mão bem leve. Em muitas áreas da estrelitzia vamos ter que combinar diferentes tons de lápis de cor para obter a cor mais próxima da referência e se forçarmos demais o lápis nas camadas iniciais não vamos conseguir obter os tons necessários e nosso trabalho ficará com aparência de inacabado.
No vídeo abaixo você acompanha o passo a passo para fazer esse desenho. E se quiser ter a foto de referência, lista dos materiais, esboço você pode adquirir o material de apoio material de apoio. O preço é simbólico e ajuda a manter o site e o canal.
Se tiver alguma dúvida em relação a esse desenho, deixe seu comentário abaixo.
Bons desenhos e vejo vocês no próximo post.
Comments